• ocriabauru

Coletivo Nó - O sonho de viver da arte

Você se pega pensando em como se sente deslocado, e de repente, encontra um grupo de pessoas com interesses parecidos com os seus. Se você já passou por isso, saiba que existem os COLETIVOS.


Os coletivos são grupo de pessoas que se juntam para lutar por algo que acreditam. Um coletivo de enfermeiras pode ajudar na saúde pública com ações e propostas para políticas públicas locais, um coletivo cultural pode criar peças teatrais, debater temas e muito mais.


A cidade de Bauru tem diversos coletivos na cultura, teatro, dança, audiovisual, entre tantos outros que vamos conhecer. O Cria Bauru reconhece a importância dos coletivos na construção de uma cidade melhor.


Iniciando uma série de apresentação dos coletivos bauruenses, vamos abrir com o Coletivo NÓ, formado por alunas de Artes do Unisagrado. Fizemos algumas perguntas sobre o coletivo, confira:


Coletivo Nó - Bauru
Coletivo Nó - Bauru

O que é o Coletivo Nó?


Somos um grupo de estudantes de artes e o coletivo surgiu da pesquisa do corpo em cena, inspirados em uma aula de dança sobre Klaus Viana e da troca de nossas experiências e vivências artísticas.


Como surgiu o coletivo?


Surgiu das nossas inquietações e do desejo de mergulhar na experiência de produzir arte. Unimos nossas linguagens e dessa junção surge o NÓ.


Qual o principal fato marcante do coletivo?


A produção da nossa primeira Cena Curta. Com o nome de "inconstância" estreamos no Festinbau (Festival de Teatro Independente de Bauru) 2022, no Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”.



Esse trabalho foi um março para nós, visto que ele traz diversos aspectos ligados ao nosso cotidiano envolvendo momentos delicados na vida de cada participante.


Como a criatividade está inserida na rotina do coletivo?


Buscamos diariamente nos munir de diversos tipos de referências dentro das artes. Nossos trabalhos envolvem dança, teatro, textos, moda e artes visuais.


Tudo isso necessita de muitos estudos e buscas em todos os meios (internet, livros, trocas de experiências com outros artistas...).


Quais os principais desafios?


Nossos principais desafios acreditamos ser os mesmos de todos aqueles que sonham em viver de arte. Queremos um dia poder ter um ambiente que oferece oficinas diversas, com um espaço para outros artistas que desejam apresentar suas performances.


Como as pessoas podem participar do coletivo?


Esse coletivo nasceu das conexões de sonhos, histórias e talentos. Acreditamos que as pessoas podem participar fazendo com a gente esse nó para promover a arte. Sendo um artista que queira investir com seus talentos. Hoje estamos em um processo de pesquisa e aprofundamento, então aqueles que quiserem acrescentar colaborando com algum tipo de oficina ou troca de experiências, serão muito bem vindos!

Também há lugar para pessoas que desejam ser parceiros nesse sonho de ter um espaço voltado para as artes.


Espero que tenha gostado, se você quiser pode seguir o Coletivo Nó nas Redes Sociais. Compartilhe esse artigo para divulgar para mais gente :)


https://www.instagram.com/coletivo.no

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo