• ocriabauru

Feira Maker Unesp Bauru

O Movimento da Cultura Maker está se difundindo cada vez mais. E a maior prova de que Bauru tem um grande potencial de conectar e criar uma comunidade poderosa é a 6 Edição da Feira Maker, que vai rolar em Bauru no início do mês de agosto.


A Feira Maker traz ao visitante a experiência da Cultura Maker, que tem como ideia o famoso DIY (“Do It Yourself “ ou “Faça Você Mesmo”), trazendo novos modos de pensar, projetar e distribuir os objetos em rede. Os objetivos da feira são instigar a criatividade, a inovação e o uso da tecnologia, compartilhando conhecimento de forma aberta a todos que se interessarem. Já dizia Shia LaBeouf's:

gif

Com a pandemia e dois anos de Feira Maker parados, o mundo adquiriu novos pensamentos e novas tecnologias que abrangem ainda mais a importância dos projetos makers.


A Feira será aberta para todes, independente do curso ou se é ou não da UNESP, e vai estar situada nas 50's, onde as pessoas poderão circular livremente pelas salas e pelo pátio, podendo visitar diversas oficinas, amostras e palestras.


A ideia é ter um compartilhamento de conhecimentos com todos aqueles que se interessarem. Terão programações sobre diversos assuntos, desde palestras sobre a Cultura Maker à atividades práticas com o 3d, além de outras surpresinhas 🥳. Tudo será divulgado em breve mais detalhadamente.


A Feira Maker acontecerá na sexta (05/08) das 10h às 22h e no sábado (06/08) das 10h às 16h, nas salas 50's da UNESP Bauru.


Informações retiradas do Instagram oficial da Feira Maker: https://www.instagram.com/makerunesp/


Batemos um papo com o Professor Dorival, da Unesp, que está organizando a Feira Maker junto dos alunos da Universidade:


Prof. Dr. Dorival Rossi do departamento de design e do Centro de Inovação e Tecnologia – CITEBAURU.

1. O que é a Feira Maker?


As feiras makers são uma forma de promover o encontro de centenas de pessoas apaixonadas pela Cultura Maker. Dentro da Cultura Maker, a troca de ideias e a colaboração em projetos é algo muito importante. As atividades maker geralmente estão associadas a construção objetos com uso de tecnologia.


As atividades possuem propósitos diversos que incluem o uso de equipamentos de fabricação digital, como Impressoras 3d, cortadoras laser e também kits de robótica, programação, costura, marcenaria e outras técnicas.


2. Como surgiu a ideia de fazer uma Feira Maker?


Estamos indo pra sexta edição da FEIRA MAKER UNESP Bauru. A ideia da feira surge junto com a criação do primeiro projeto de extensão em Cultura Maker – SAGUI LAB do campus da Unesp vinculado a Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design – FAAC coordenado pelo Prof. Dr. Dorival Rossi do departamento de design e do Centro de Inovação e Tecnologia – CITEBAURU.


A primeira feira é de 2014 e desde lá o evento ocorre uma vez por ano nas dependências do campus da Unesp Bauru.



3. Qual o objetivo da Feira?


Trata-se do movimento 'Faça-Você-Mesmo', baseado na ideia de que pessoas comuns podem pensar e executar com as próprias mãos. É uma feira diferente onde os participantes, como alunos do campus, de outras faculdades da cidade, de escolas estaduais de Bauru e região são convidados a construir e conhecer a Cultura Maker.


Em outras palavras, recorre à ideia de que todos podem criar, construir ou consertar objetos com as próprias mãos. Estimula a curiosidade e a busca por conhecimento de forma autônoma e Promove a interação entre os alunos por meio do trabalho em equipe e da co criação.



4. O que os participantes podem esperar da Edição?


Esta sexta edição da feira está sendo muito especial, pois marca o retorno das atividades presenciais no campus e contamos com 20 oficinas de fabricação digital e “mão-na-massa” com o uso de tecnologias abertas como Arduíno e Makey-Makey; palestras dos criadores do projeto no campus e das versões anteriores, exposição de projetos desenvolvidos pelo SAGUI LAB como o projeto Kangram e Controladora MIDI Dalle.


5. Quem pode participar da feira?


"Todos os interessados em conhecer a Cultura Maker. A Feira abrange Bauru e região, alunos de escolas técnicas, de ensino médio, dos cursos de design das Faculdades da cidade e todos que estejam interessados em fazer algo ou simplesmente conhecer como se faz. "

6. O que Bauru pode ganhar com o evento?


Bauru ganha mais visibilidade e notoriedade no cenário nacional perante a rede FAB LAB Brasil (rede Nacional de Fabricação Digital) da qual a UNESP Bauru faz parte desde 2012. Estamos comemorando 10 anos de Cultura Maker na Unesp Bauru. Temos atualmente o FAB LAB mais equipado da cidade, cursos makers na graduação em design e o primeiro curso maker na pós graduação em Midia e Tecnologia da FAAC Unesp Bauru.


7. Qual fato mais marcante que rolou nas edições anteriores?


Toda edição tem fatores marcantes, como a construção e uma bicicleta usando bambú e impressão 3D, origamis tecnológicos, luminárias em corte a laser e o fato de termos saído na TV TEM e nos jornais da cidade.


8. Como a cultura Maker pode mudar a visão de mundo das pessoas?


A cultura maker promove o senso de exploração, é um segmento que promove a pesquisa, é uma forma eficiente de fomento à aprendizagem e ao descobrimento de novas tecnologias. Os estudantes que estão na faculdade podem aproveitar para criar novos produtos e otimizar processos, o que lhes permite desenvolver características que são muito valorizadas no mercado de trabalho, como liderança, persuasão, resiliência, trabalho em equipe e gerenciamento de conflitos.


A Feira Maker é aberta a todas as pessoas interessadas e acontecerá na sexta (05/08) das 10h às 22h e no sábado (06/08) das 10h às 16h, nas salas 50's da UNESP Bauru. Mais informações no instagram oficial: https://www.instagram.com/makerunesp



198 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo